BLOG PARA DIVULGAÇÃO DA LITERATURA RUSSA AOS FALANTES DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Post Page Advertisement [Top]

~Se a manhã te alegra

Se a manhã te alegra,
Se você acredita no sinal esplêndido –
Se apaixonando ainda que por um tempo, por um instante,
Dê esta rosa a um poeta.
Mesmo que venhas a amar alguém, mesmo que suportes
Várias adversidades da vida –
No verso enternecido encontrarás
Essa rosa eternamente cheirosa.

Afanasyi Afanasyevich Fet, 1887






~Если радует утро тебя

Если радует утро тебя,
Если в пышную веришь примету, —
Хоть на время, на миг полюбя,
Подари эту розу поэту.
Хоть полюбишь кого, хоть снесешь
Не одну ты житейскую грозу, —
Но в стихе умиленном найдёшь
Эту вечно душистую розу.

Афанасий Афанасьевич Фет, 1887




SOBRE O AUTOR:

AFANASYI AFANASIEVICH FET ou Foeth, posteriormente tendo mudado seu nome para Shenshin (Шеншин), (5/12/1820 a 3/12/1892), foi um poeta que dominou a poesia russa durante o último quarto do Século XIX. Autor de uma coletânea em cinco volumes, precursora do simbolismo russo, traduziu obras de Virgílio, Horácio, Goethe e Schopenhauer.

Afanasi era filho de uma mulher alemã chamada Charlotta que inicialmente foi casada com Johann Foeth. Ela se casou um senhorio rico russo chamado Shenshin em 1822, após o nascimento de Afanasi em 1820. Não está claro se Afanasi era o filho de Foeth ou Shenshin, mas a decisão foi feita pelo Consistório Santo Oryol que iria por o nome do pai alemão, porque o casamento entre sua mãe e seu pai russo não foi inicialmente legitimado. Isso foi muito traumático para ele,uma vez que se identificou totalmente com Shenshin e não com Foeth.
Os temas da poesia de Fet estão longe de serem originais: o amor infeliz, a natureza modesta da Rússia central, a perfeição da estatuária grega, e a majestade de Deus. Mas ele tratou de uma forma impressionista, sempre tentando capturar um momento de mudança volátil. Podia escrever um poema sem um único verbo e ainda fazer uma impressão de dinamismo inquieto.
Fet nunca foi um poeta popular durante sua vida. Mas ele teve uma profunda influência sobre os simbolistas russos, especialmente Innokenty Annensky e Alexander Blok, e como tal está firmemente estabelecido entre os grandes da Rússia. (Fonte: adaptado da Wikipedia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]