BLOG PARA DIVULGAÇÃO DA LITERATURA RUSSA AOS FALANTES DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Post Page Advertisement [Top]


Я люблю сердечно, безрассудно,
Безотчетно всю, как есть, тебя!
Но за что люблю, я знаю смутно,
А верней — совсем не знаю я.

Как тебя целую! как милую!
Ты со мной — смеюсь, а нет — грущу...
Оттого тебя ведь и люблю я,
Что любви причины не ищу!..

Игорь Северянин

1907
____________________________________

___________________________________

Eu amo do coração, imprudentemente,
Incontrolavelmente tudo que é você!
Mas para que eu amo, eu sei assim vagamente,
Ou melhor – não sei, completamente.

Como eu te beijo! Como eu perdoo!
Você está comigo – eu rio; me entristeço se não está...
 Porque afinal de contas, te amo realmente,
Quais as razões do amor, eu não preciso procurar.


Igor Severyanin
1907


SOBRE O AUTOR:
IGOR SEVERYANIN (russo: И́горь Северя́нин, pseudônimo, nome verdadeiro Igor Vasilyevich Lotaryov (И́горь Васи́льевич Лотарёв) (16 de maio de 1887, São Petersburgo - 20 de dezembro de 1941, Tallinn) foi um poeta russo que presidiu o círculo dos assim chamados Ego-Futuristas.
Igor nasceu em São Petersburgo na família de um engenheiro do exército. Pelo lado da mãe, ele era remotamente aparentado com Nikolai Karamzin e Afanassi Fet. Em 1904 ele partiu para Manchúria com seu pai, mas mais tarde voltou a São Petersburgo para publicar seus primeiros poemas a suas próprias custas. Somente após 1913 ele ganhou notoriedade.
Os poemas de Severyanin tratavam de temas tão extraordinários como "sorvete de liláses" e "abacaxis no champagne", tencionando estupefazer a audiência burguesa com um escândalo de cores e glamour associados então com a alta sociedade. Em seu verso, Severyanin admirava dirigíveis e automóveis, tudo que podia trazer a seus seguidores a noção de modernidade. Ele frequentemente chocava o público professando sua admiração por Oscar Wilde ou escandalizava seus emuladores com afirmações cínicas e megalomania. Durante uma festa, eles declararam Severyanin "o rei dos poetas", apesar de alguns críticos respeitados professarem não gostar da obra dele.
Depois da Revolução Russa de 1917, Severyanin foi um dos primeiros poetas a deixar a Rússia. Tendo se estabelecido na Estônia em 1918, ele tentou retornar à Rússia depois, mas não pôde por várias razões (a guerra civil, seu casamento com uma mulher nativa [Felissa Kruut], clima literário não receptivo na Rússia soviética, etc.). Depois da ocupação soviética da Estônia em 1940, Severyanin continuou suas atividades literárias, e mais tarde morreu de ataque cardíaco na Talinn ocupada pelos alemães em 1941. Ele foi enterrado no Cemitério Alexandre Nevsky, em Tallinn. (Fonte: traduzido e adaptado da Wikipedia em inglês).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]