BLOG PARA DIVULGAÇÃO DA LITERATURA RUSSA AOS FALANTES DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Post Page Advertisement [Top]




NIKOLAI ALEKSEIEVITCH NEKRASSOV foi um escritor, poeta e dramaturgo dos mais eminentes da literatura russa do Século XIX, e um dos mais prolíficos também. Escreveu muitos poemas e romances, sozinho ou em coautoria, inclusive com sua amante de muitos anos, a também escritora Avdótia Panaeva, a quem dedicou um ciclo de poemas, considerado um de seus ciclos de poesia lírica romântica mais bonitos e sofridos, que a relação deles era complicada

Além de seu trabalho artístico, teve vital importância também como crítico literário e fomentador da literatura russa. Era editor da Revista “Sovremennik” (O Contemporâneo), que publicou as obras de muitos dos escritores e escritoras da época, tanto dos famosos como dos que hoje foram esquecidos. Ele mesmo sentira o impacto da crítica, quando publicou sua primeira coletânea de poemas, «Мечты и звуки» (Sonhos e sons), em 1840, e recebeu uma crítica tão esmagadora do famoso crítico literário Belinski que o fez comprar toda a tiragem e destruí-la, apesar de ter recebido comentários positivos de outros críticos notáveis da época.

Nekrassov nasceu numa família de origem aristocrática, que outrora fora rica. Seu pai, porém, era um oficial do exército de posses modestas, e teve que casar escondido com a mãe de Nekrassov, uma moça de Varsóvia, porque a família dela não a quis dar em casamento ao oficial. O casamento foi infeliz, o pai do poeta era mulherengo, e Nekrassov foi bastante marcado pelos sofrimentos de sua mãe, que figuram como tema de alguns de seus poemas, tais como «Мать» (Mãe) e « Рыцарь на час» (Cavaleiro por uma hora).

Apesar de ir mal nos estudos, de início, quando o pai o convocou para inicia-lo na carreira militar, ele decidiu se dedicar à própria instrução e tentou ingressar na Universidade. Não conseguiu passar nos exames, mas frequentou as aulas por dois anos como aluno-ouvinte. O pai o ameaçara de deixá-lo sem recursos materiais caso ele teimasse em continuar estudando, em vez de entrar no exército, e cumpriu a ameaça. Durante esse período, passou extrema necessidade, fome, e chegou a ser despejado, quando foi recolhido por um pobre que passava, abrigado na casa dele na periferia, e conseguiu também um “emprego”, escrevendo petições por 15 copeques. Esse período da sua vida, provavelmente, formou a base que mais tarde o levou a retratar constantemente a situação da gente pobre na sua obra, a fim de tocar os corações da sociedade e, quem sabe, alterar as horríveis circunstâncias. Apesar da nota triste e pessimista, as obras de Nekrassov também trazem um fiozinho de esperança de mudança

Uma de suas obras mais famosas é o romance em versos «Кому на Руси жить хорошо» (Para quem é bom viver na Rússia ou Quem vive bem na Rússia), infelizmente ainda sem tradução para português, que eu saiba (se alguém tiver notícia da tradução desse livro/poema ou onde encontra-la, me avise, por favor). Pela força de sua retratação, a obra chegou a ser citada por Lenin em um panfleto de 1908 (Lev Tolstói como Espelho da Revolução:


Tu és miserável e és abundante,

Tu és poderosa e és impotente

Mãezinha Rússia!

Infelizmente não encontramos livros dele em português nem para vender! Fica, então, como objetivo futuro, traduzir Nekrassov, para podermos conhecê-lo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]