BLOG PARA DIVULGAÇÃO DA LITERATURA RUSSA AOS FALANTES DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Post Page Advertisement [Top]

Caros amigos, feliz ano novo! Que 2020 nos traga felicidade, saúde, paz, amor e muitas novas traduções!

Aqui no Literatura Russa para Brasileiros, retomaremos projetos parados e iniciaremos projetos novos, alguns bem ambiciosos.

O primeiro é um Desafio Literário. Sabe aqueles seus amigos que dizem que querem começar a ler literatura russa, mas vivem adiando, falam que não sabem por onde começar? Pois a hora deles chegou! Chame-os para participar conosco no desafio "Um ano de literatura russa"! Compartilhe essa publicação com eles. Quanto mais gente participar, mais divertido será!

Como vai funcionar?


Ao longo do ano, leremos 12 obras de autores russos, uma por mês. A escolha da obra é livre, mas todo mês nós postaremos uma listinha com sugestões, focando em obras mais curtas, para não sobrecarregar quem já tem N outras leituras para fazer, seja por trabalho, estudos ou lazer mesmo.

Eis nosso calendário:




Janeiro — Anton Tchekhov
Fevereiro — Boris Pasternak
Março — Mikhail Bulgákov
Abril — Nikolai Gógol
Maio — Aleksandr Púchkin
Junho — Maksim Górki
Julho — Vladimir Maiakóvski
Agosto — Leonid Andreiev
Setembro — Liev Tolstói
Outubro — Ivan Turguêniev
Novembro — Fiódor Dostoiévski
Dezembro — Nikolai Leskov


A maioria dos autores foi selecionado para o mês em que faz aniversário. O principal fator para a escolha dos autores foi a popularidade, não no sentido de serem esses os mais amados, mas os mais conhecidos. Todos os listados têm pelo menos algumas obras diferentes traduzidas para o português, e em mais de uma tradução, o que faz com que sejam mais fáceis de encontrar em bibliotecas. Talvez Pasternak seja uma exceção, mas toda biblioteca provavelmente tem uma cópia de Doutor Jivago, então ele também entrou para a lista.

Sabemos que é muito bom ter alguém com quem conversar sobre um livro que explode nossa mente, e então nos preparamos para isso também. Para acompanhar o desafio, criamos um Clube de Leitura no Facebook! Quem quiser entrar, é só pedir admissão.

Vamos nos estimular mutuamente, pra ninguém desistir da meta. Ninguém ficará para trás!

Um comentário:

  1. Que legal. Cheguei atrasada, mas vou participar.
    Vou salvar a foto e o link no meu blig e tentar escrever um texto sobre cada leitura...
    Gostei do Desafio.
    Elisabeth

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]